Profecias Maias

21/11/2012 18:20

Penso que as profecias Maias foram as precursoras de todas, ou quase todas, as profecias para este final de ano. Interessante notar que os povos maias remanescentes desta civilização não acreditam no fim do mundo ou pelo menos na forma que algumas linhas de pensamento acreditam.

Entre os milhares de textos maias encontrados, decifrados ou conhecidos, há apenas um texto que faz menção à data, trata-se de uma  inscrição encontrada na ruína de Tortuguero (Costa Rica) foto acima. O texto diz que em 21/12/2012 virá à Terra Bolon Yokte K'u, deus associado à guerra e à criação. Um indício indireto da mesma profecia está nos "Livros de Chilam Balam". Escrita por vários autores após a conquista espanhola, a obra traz previsões para os katuns que, num outro sistema de contagem de tempo, se repetem a cada 256 anos. Para o katun associado a 2012, o livro prevê a chegada de vários seres, entre eles "aquele que vomitam sangue" e o deus Kukulcan, muito popular na América Central. 

Fato: Os finais dos ciclos eram para os maias datas relativamente importantes e de grande religiosidade, oportunidades para melhorar e corrigir os erros dos ciclos anteriores. Não significa que eram fatalístas e sim que seus sacerdotes poderiam realizar práticas que poderiam garantir a continuidade da espécie. Se pesquisarmos na América Central veremos povos maias remascentes desta cultura que não estão nem um pouco preocupados com a data, pelo contrário, estão fazendo planos para um futuro mais distante.